Translate

sexta-feira, 26 de agosto de 2011


gastronomia em cascavel

Festival da Sardinha

Publicado em 25 de agosto de 2011 
  • Imprimir
  • Enviar
  • Aumentar
  • Diminuir
  
Clique para Ampliar
Peixe não incluído dentre os pescados nobres, a sardinha ganha status de iguaria exótica de sabor inigualável em pratos preparados com esmero e servidos aos participantes do festival 
DIVULGAÇÃO
Clique para Ampliar
A sardinha se transforma no festival e se apresenta em forma de pratos diferenciados, que cativam a todos os paladares
Clique para Ampliar
As jangadas compõem a paisagem de Cascavel e são festejadas a cada vinda do mar repletas de pescado 
JOSÉ LEOMAR
Clique para Ampliar
As jangadas compõem a paisagem de Cascavel e são festejadas a cada vinda do mar repletas de pescado 
JOSÉ LEOMAR
O evento já se tornou tradicional e deverá receber um público de cerca de 10 mil pessoas nos três dias de realização
A cidade de Cascavel, no litoral Leste cearense, voltará a oferecer um sabor diferente para o turismo com a realização do 4º Festival da Sardinha, no período de 9 a 11 de setembro próximo. O evento contará com uma intensa programação cultural, gastronômica, turística e ambiental. Complementando as atividades, serão oferecidos cursos e oficinas de capacitação na área de gastronomia, artesanato e qualidade no atendimento.

Realizado pela Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel (Assetuc), o festival terá como local a Praça do Sardinhão, na praia da Caponga, e inclui no seu planejamento de produção um trabalho especial destinado à preservação e educação ambiental. Oficinas de material reciclável, uma blitz ecológica, campanha de limpeza na praia com cortejo multicultural e a coleta seletiva do lixo gerado pelo festival constam na programação.

Encontrada em abundância na praia da Caponga, a sardinha é uma grande aliada da saúde por conter a substância ômega 3. Além da sua riqueza nutritiva, é também um pescado saboroso e a sua pesca, realizada principalmente nos meses de junho, julho e agosto, em embarcações denominadas de paquetes, representa um momento de grande movimentação social em Cascavel. No período de pesca, à noite, comerciantes, veranistas, visitantes e a população em geral se reúnem no calçadão da beira-mar da Caponga para adquirir o peixe.

A proposta do festival é justamente integrar toda essa bagagem cultural, gastronômica e social da sardinha como forma de divulgar e valorizar o pescado, que foi de isca a prato principal após a realização do primeiro festival. Hoje, o evento é uma ação de grande repercussão no litoral Leste e de fundamental importância para o desenvolvimento turístico da região.

Em sua 4ª edição, o Festival da Sardinha reafirma o seu objetivo de contribuir para o engrandecimento da sardinha, pescado típico da região, agregando valor ao produto final, além da preservação e valorização dos costumes e tradições da comunidade.

O evento tem o envolvimento da comunidade praiana, contando com a participação de pescadores, comerciantes, donos de barraca, hoteleiros, estudantes do ensino fundamental das escolas municipais, artesãos, turistas e veranistas. A expectativa dos organizadores é de reunir um público de 10 mil pessoas durante os três dias de realização.

O lançamento oficial do 4º Festival da Sardinha aconteceu no último sábado, dia 20 deste mês, durante coquetel na Barraca Delícias das Jangadas, na praia de Águas Belas, em Cascavel, com degustação dos pratos à base de sardinha e pôr do som com as bandas Los Kakos e Forró Mal Cozinhado.

A cidade
Cascavel é conhecida por ter a maior e mais popular feira livre do Ceará, marca registrada do município que atrai comerciantes e turistas de todo o Estado para conhecer e adquirir produtos da sua rica e diversificada expressão cultural, principalmente no uso do barro e do cipó.

Localizado a 60 quilômetros de Fortaleza, o município possui, além da feira, um litoral com praias de rara beleza, o encontro do rio com o mar em Águas Belas, vilas de pescadores e expressões culturais mantidas há séculos, como a pesca artesanal com jangadas, reisados, artesanato em renda, barro e cipó, regatas de paquete e jangadas, dança do coco, capoeira, bandas de fanfarra, quadrilhas juninas e a saborosa culinária, com suas peixadas, pratos à base de sardinha e outros com frutos do mar.

Com forte apelo cultural integrado ao valor gastronômico da sardinha, a proposta de preservação do meio ambiente e o resgate das tradições dos que ali habitam configuram o cenário ideal para a realização do 4º Festival da Sardinha, promovendo a cultura, a gastronomia, o turismo e o meio ambiente no litoral Leste.

PROGRAMAÇÃO

9/9 - Sexta-feira
Abertura Oficial do Evento
Shows das bandas Banda Los Kakos, Cacimba de Aluá e Kbra da Peste
A partir das 19 horas

10/9 - SábadoConcurso Gastronômico para a escolha do melhor prato à base de sardinha.
Show com as bandas Forró Trapeado, Cacimba de Aluá, Banda The Dillas e Dorgival Dantas
A partir das 19 horas

11/9 - DomingoRegata Cultural com a participação de 21 embarcações em duas baterias.
Show com as bandas In Beats, Arrega Samba e Pagode Só Pretexto.
Regata pela manhã e shows à noite

MAIS INFORMAÇÕES:
4º Festival da Sardinha
Período: de 9 a 11 de setembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário