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quarta-feira, 22 de julho de 2015

tendencias outono inverno 2016

TENDÊNCIAS DE MODA: Outono-Inverno 2016

Tendere - Pesquisa de Tendências e Soluções em Negócios da Moda – realizou no dia 24 de outubro a 6ª Edição do Seminário de Tendências, com o tema Outono-inverno 2016. Foram apresentados os resultados dos estudos e pesquisas realizados em feiras especializadas e exposições de arte, design e moda (nacionais e internacionais) ao longo de 2013 e início de 2014. 

A pesquisa de tendências promovida pela Tendere foca o Hemisfério Sul, com total atenção as especificidades do mercado brasileiro e latino. A metodologia privilegia a análise de quatro grandes grupos responsáveis pela formação do gosto regional, chamados de Tropical Pop, Karioka (praiano), Latino Urbano e Sofisticado.

A partir da interpretação de cenários políticos, econômicos e sociais, uma tendência é apontada para cada grupo de gosto, chegando aos quatro temas que vão nortear toda a produção de moda Outono Inverno 2016.

A primeira tendência foi batizada de “Luz do Leste não me Kahlo!”, em analogia ao affair de Frida Kahlo e o revolucionário russo Trotsky. Assim, a macrotendência funde referências étnicas do leste europeu com o universo popular mexicano. Bordados, franjas, flores em contrastes de cor. É uma tendência desenhada para o grupo Tropical Pop.


A segunda macrotedência foi chamada de “Decadance avec Élégance” (Decadência com Elegância), que trata do charme do luxo decadente de tempos aristocráticos e mais poderosos. Tecidos luxuosos e encorpados, delicadas estampas e paisley reinventados dão o tom do tema desenhado para o grupo do Karioka.


A terceira macrotendência é a “Nômade Urbano” que trata da angústia de se poder falar o que se pensa e a força que esta voz realmente tem. Dilemas como o amo a natureza, mas quero continuar na cidade. Fortes referências para o tema desenhado para o grupo do Latino Urbano são o japonismo, os mendigos, samurais, o militar e o grunge.


E, por fim, a quarta macrotendência são as “Formas Iridescentes”. Iridescência é um fenômeno ótico que faz certos tipos de superfícies refletirem as cores do arco-íris. As formas se expressam em um olhar para o futuro unindo tecnologia e esportividade. Desenhada para o grupo de gosto Sofisticado, as principais referências para o tema são estilo normcore, vanguardas soviéticas e as olimpíadas. 


Gostou dos apontamentos? Então participe da próxima edição e não perca nenhum detalhe!

*Eduardo Vilas Bôas coordena o MMdaMODA. Graduado em Moda, pós-graduado em Gerenciamento de Marketing e pós-graduando em Comunicação e Semiótica, além de vários cursos de extensão universitária em visual merchandising, tem experiência em Coordenação de Visual Merchandising para uma grande rede de lojas e com Marketing de Moda para uma tradicional marca de fitness wear. Desenvolve pesquisas na área, além de ministrar cursos e consultoria de visual merchandising. É também docente do Senac São Paulo e colunista do Portal Audaces sobre educação de moda (contato@mmdamoda.com.br).

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