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domingo, 2 de outubro de 2011

moda conceitual


Moda Conceitual é uma forma de comunicação utilizada pelos estilistas para expressar sua criatividade, suas ideias, um conceito que estão propondo. É apresentada ao público cercada de grandes produções: cenários vultuosos,iluminações estratégicas, sonoplastia de efeito, maquiagens e cabelos quereforçam o conceito. 

A Moda conceitual faz o espectador parar, analisar e refletir para entender, ainda que tenha um enfoque nos profissionais de moda, os destiles conceituais servem para reforçar no imaginário coletivo o posicionamento de vanguarda daquela marca. Portanto, a ideia central não é vender produtos, mas vender um conceito, por isso mesmo os estilistas que fazem moda conceitual são autorais, não seguindo aquelas 4 grandes tendências de cada estação. 

A roupa, o cenário, a música e a modelo compõem os elementos de uma história a ser contada pelo estilista, por isso, as modelos são meros suportes para as criações, seu nome ou fama são indiferentes, tanto que muitas vezes são tão descaracterizadas que acabam ficando irreconhecíveis. 


O exagero, quase caricato, é um dos recursos empregados na comunicação do conceito do estilista. Através do espanto, repulsa, admiração, encanto... é que as ideias são transmitidas. 

As peças produzidas são, geralmente, modelos exclusivos, ora em função do seu lento e complexo processo de produção, ora em função do não objetivo de venda do produto. Eventualmente peças podem ser feitas sob medida para clientes, que só as terão após o inédito desfile. 

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